cooptaO atual patriarca da Igreja Copta Ortodoxa do Egito, Teodoro 2º, foi hoje ao túmulo de São Pedro para se reunir com o papa católico Francisco e ambos defenderam a união de todos os cristãos

O atual patriarca da Igreja Copta Ortodoxa do Egito, Teodoro 2º, foi hoje ao túmulo de São Pedro para se reunir com o papa católico Francisco e ambos defenderam a união de todos os cristãos.

É a segunda vez na história que um papa de Alexandria e Patriarca da Sede de São Marcos visita a sede de São Pedro. Em 1973, Shenouda 3º foi ao Vaticano para se reunir com Paulo 6º.

O bispo de Roma afirmou que a visita “reforça” as relações de amizade e irmandade que unem a Sé de Pedro (o Vaticano) e a Sé de Marcos (a igreja copta do Egito, onde o evangelista divulgou o cristianismo).

“Estou convencido de que, sob a guia do Espírito Santo, nossas perseverantes preces, o diálogo e a vontade de construir dia a dia a comunhão com amor recíproco, nos permitirão dar novos e importantes passos rumo à união plena dos cristãos”, afirmou Francisco, em discurso.

O papa Francisco, 76, disse a Teodoro 2º, 60, que era, para ele, um “momento de graça e de grande alegria” acolhê-lo diante do túmulo de São Pedro “com um abraço de paz e de irmandade, após séculos de recíproca distância”.

Teodoro 2º foi eleito papa copta em 18 de novembro do ano passado após a morte de Shenuda 3º, e a ida ao Vaticano foi a sua primeira viagem ao exterior no cargo.

Teodoro 2º convidou Francisco a visitar o Egito e, após o encontro, os dois papas rezaram por alguns minutos juntos. “Espero poder ter em breve a honra de uma visita de Sua Santidade a meu querido país, Egito”, disse, em inglês. Os coptas são entre 6% e 10% da população egípcia.

No século 11, em 1054, aconteceu o Grande Cisma, quando se separaram as igrejas do Oriente e do Ocidente. A última grande separação foi em 1517, com a reforma protestante de Lutero.

fonte: http://www.novojornal.jor.br/_conteudo/2013/05/cidades/12421-patriarca-copta-do-egito-faz-viagem-historica-para-ver-francisco.php