Análise da Matéria – Fato típico de coluna social embora o papel dos parlamentares deveria gerar concretude. Pseudo união de bancadas com meios totalmente distintos, uma no Estado – sempre repetindo mais do mesmo e nunca cumprindo a lei pois além de nada fiscalizar só legisla sobre firulas sem efeito social ou econômico relevante; e a outra, da Câmara dos Deputados, agindo como capacho da dona Nula e seu governinho chin-frin que fez o país atrasar mais ainda com seu pibinho que não chegou a 1%, mas a mídia nacional e este Congresso de mariçocas endeusa porque quem mama não chora. E o eterno lero-lero sobre a transposição como assunto que nenhum deles larga para não ficar como órfão do mérito que no primeiro mundo seria apenas rotina administrativa.

Com uma greve de fome nos tempos da ditadura o deputado goiano Siqueira Campos conseguir aprovar a criação do Estado do Tocantins. Por que a ALE e esta bancada federal não fizeram algo assim pela Transposição e contra a dívida do Beron criada pelo Bacen? – Ora, porque falar e posar para fotos é fácil, fazer é outro site…

 A Matéria O deputado Eurípedes Lebrão (PTN) também participou da reunião, onde foi discutida uma parceria para assegurar mais recursos para o Estado

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Maurão de Carvalho (PP), recebeu na manhã desta sexta-feira (18) a visita do coordenador da bancada federal de Rondônia, deputado Nilton Capixaba (PTB-RO). O deputado Eurípedes Lebrão (PTN) também participou da reunião, onde foi discutida uma parceria para assegurar mais recursos para o Estado.

Nilton Capixaba explicou que a bancada federal deve caminhar em conjunto com a Assembleia Legislativa, com o objetivo do engrandecimento de Rondônia. O deputado Maurão pediu apoio para que a transposição aconteça logo, e também para que cesse imediatamente a cobrança da dívida do Beron.

Quanto à transposição, Nilton Capixaba disse que a bancada está trabalhando no caso, para que os servidores passem para a folha de pagamento do governo federal, gerando economia para o Estado. Ele lembrou que o Senado aprovou a suspensão do pagamento da dívida do Beron, mas o ex-presidente Lula recorreu à Justiça e a cobrança continua.

“A suspensão da cobrança da dívida do extinto Beron e a transposição representam para Rondônia uma economia de aproximadamente R$ 40 milhões”, explicou Nilton Capixaba. O deputado Maurão acrescentou que essa situação mostra a necessidade de um “trabalho duro” para resolver a questão com celeridade.

O deputado Lebrão agradeceu a Nilton Capixaba pelo apoio que o deputado federal tem dado para a recuperação de pontes na BR-429. Ele também pediu o apoio de Capixaba para o repasse de recursos da União para a instalação de uma balsa na região do Forte Príncipe da Beira. O deputado federal assegurou que vai colaborar com a região. Lebrão lembrou que moradores da região do Vale do Guaporé passam por grandes dificuldades, principalmente no caso de estradas. O deputado Lebrão tem destinado recursos para os municípios ao longo da BR-364, através de emendas parlamentares.                  

Fonte: Nilton Salina pela ALE e Tudorondonia