Análise do Blog – Diretores administrando pessoalmente os recursos para reforma das escolas – mais de 30 milhões, eleição democrática dos diretores e disposição de gastar com a melhoria do professorado mostram que finalmente a Educação de qualidade está chegando em RO.

A MATÉRIA

Mais de 800 pessoas lotaram o auditório do Instituto Luterano de Ensino Superior (Ulbra), em Porto Velho, nesta quarta e quinta-feira, para assistir à Conferência sobre Organizações Escolares e Formação de Professores, proferida pelo reitor da Universidade de Lisboa, doutor António Sampaio Nóvoa.

Professores e gestores escolares de instituição públicas e privadas; técnicos da Seduc; representantes de faculdades, universidades e de instituições como Undime e Conselho Estadual de Educação passaram pela rara experiência de adquirir conhecimentos sobre a arte de bem ensinar com um dos maiores educadores da atualidade em todo o mundo.

Na abertura do evento, que contou com apresentação da orquestra sinfônica formada por estudantes da Escola de Artes Daniel Neri, o secretário da Educação (Seduc), Júlio Olivar, disse que melhorar a qualidade de ensino exige dos governantes ações afirmativas que concorram para a elevação dos níveis de desempenho escolar dos estudantes e do gerenciamento das escolas.“O Governo de Rondônia elegeu como prioridade a elevação dos índices da Educação Básica. E está focando sua ação no desenvolvimento de projetos que contribuam para garantir a melhoria dos indicadores educacionais de nosso Estado.”

A conferência foi desenvolvida a partir de dois textos escritos pelo professor Nóvoa, nos quais o educador define o que é pedagogia e propõe uma revolução no campo da formação de professores. “Os estudos tiveram intensa participação do público e marcaram uma nova etapa da educação em Rondônia, a de primar pela qualidade dos cursos de formação continuada”, avalia a doutora Raquel Volpato Serbino, do Núcleo de Elaboração de Projetos Inovadores da Seduc.

A conferência também foi transmitida ao vivo pela internet para 50 pontos do Estado, cada um com grupo de aproximadamente 40 pessoas.

RECEPÇÃO – Na manhã da quarta-feira, António Nóvoa tomou café da manhã oferecido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir), do qual também participaram o secretário Júlio Olivar e o reitor substituto do IIfro, professor Jackson Bezerra Nunes. Logo após, fora recebido pelo governador Confúcio Moura no Gabinete do Palácio Getúlio Vargas.

O conferencista

António Nóvoa é catedrático e reitor da Universidade de Lisboa, doutor em Ciência da Educação pela Universidade de Geneve, e em História pela Universidade de Paris; e especialista em Organização de Ensino e Formação de Professores. É autor de 150 livros, dentre eles, “Profissão professor”, “Vida de professor: organização escolar em análise” e o “Regresso dos professores”. Ministra conferências em vários países em todos os continentes, incluindo palestras em congressos de educação em universidades brasileiras.