Análise do Blog – Uma festa com sabor de vitória aconteceu ontem no ginásio do SESI da avenida Rio de Janeiro. O velho Joer foi para o arquivo e milhares de alunos a mais, representando todas as escolas, inclusive as indígenas e dos Quirombolas, receberam Kits desportivos e vão ampliar de forma volumosa a nova competição.

Em entrevista hoje à TV Rondônia, o secretário Júlio Olivar considerou que todas as vantagens que passam a fazer parte das Olimpíadas Escolares do Estado, “fomentar a prática desportiva é um meio altamente eficaz para se combater o maior inimigo da juventude, que é a experiência com drogas”, um caminho quase sempre infeliz ou fatal.

A minha esperança é que toda a Seduc dedique o máximo de esforço possível para que estas primeiras Olimpíadas marquem de fato uma nova fase na educação e formação da futura geração.

A MATÉRIA:

Secretário de Educação abre fase regional das Olimpíadas Escolares em Porto Velho

O secretário de Estado da Educação, Júlio Olivar, abriu na noite de terça-feira, 15, as Olimpíadas Escolares de Rondônia – Fase Regional Metropolitana, realizada em Porto Velho. A solenidade foi realizada no Ginásio de Esportes Mário Amato, do Sesi, e contou com a participação de dezenas de escolas das redes estadual, municipal, federal e particular de ensino da capital.

Antes do anúncio oficial de abertura o evento, promovido pelo governo do Estado, através da Seduc, Olivar transmitiu o “abraço do governador Confúcio Moura” e agradeceu a presença de todos que abrilhantavam o evento.

Na sequência, o aluno Felipe Pereira Barros entrou com a tocha e acendeu a pira olímpica. Aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Marcelo Cândia, do bairro Marcos Freire, Felipe é atleta de corrida de meio fundo. Estudante da Marcelo Cândia desde 2003, ele é campeão dos Jogos Metropolitanos da Cidade de Porto Velho, em 2012, nas provas de 800 e 3.000 metros. Ainda na prova dos 3.000, também é campeão da Corrida do Sesc de 2011.

O juramento dos atletas foi feito por Jackson Robert Ribeiro do Nascimento, aluno do 1º ano do ensino médio da Escola Barão do Solimões. Jogador de basquete há cinco anos, Jackson já foi campeão do antigo Joer em 2009 e vice-campeão em 2010.

Segundo o secretário Júlio Olivar, as Olimpíadas Escolares de Rondônia devem cumprir o papel de tratar o desporto educacional como parte do projeto de melhoria da qualidade do ensino no estado. “Além de promover o intercâmbio social, os jogos precisam fomentar o surgimento de novos talentos esportivos nas escolas.”

Após a execução do Hino de Rondônia e encerrada a solenidade de abertura, os estudantes já iniciaram a competição, em jogos que vão até 30 de maio, com as escolas campeãs da fase municipal se enfrentando em diversas modalidades esportivas.

Diversas autoridades estiveram presentes no Ginásio do Sesi e puderam presenciar os alunos do Colégio Militar Tiradentes da Polícia Militar numa performance de ordem unida e maneabilidade, sendo aplaudidos pelo público presente. Houve também dois espetáculos de balés.